sexta-feira, 25 de março de 2011

Desconstrução da Violência

“Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz” Jesus


1 TEMA

A leitura com um dos condutos para a construção da cultura da Paz.

2 JUSTIFICATIVA

O estabelecimento de ensino estadual fundamental e médio “Dr. Freitas” possui uma biblioteca escolar com vasto acervo literário o que possibilita o conhecimento para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar que contribua com a formação de leitores consciente enquanto cidadãos responsáveis na construção para uma cultura da paz.
O projeto de leitura para a cultura da paz pode trazer como subsídios:
a- para escola: permite uma reflexão dos papéis de todos os segmentos da comunidade escolar, tendo em vista a criação de ambientes éticos nos espaços educativos, de modo a permitir uma educação que promova a democracia e a justiça social.
b- para os alunos envolvidos no projeto: uma prática social mais responsável perante a vida;
c- para a sociedade: aprende a ser cidadão e cidadã , entre outras coisas, aprende a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência; aprende, também a usar o diálogo nas mais diferentes situações e compromete-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país.
Portanto, o que move este projeto é o intento de que podemos contribuir na preparação do aluno para a vida em comunidade e para o mercado de trabalho. E também colaborar para o desenvolvimento da responsabilidade ética.
Elegemos a Paz como eixo do nosso trabalho por entendermos que ela é imprescindível para o relacionamento intrapessoal e interpessoal, pois consideramos que as relações sociais constituem a pedra de toque no processo evolutivo do ser humano.


3 OBJETIVO GERAL

O projeto tem como objetivo principal trabalhar a leitura numa perspectiva de desconstrução da cultura da violência no mundo.



3.1 Objetivos Específicos

3.1.1 - Despertar no aluno o prazer da leitura e formar cidadão leitor;

3.1.2 – Desenvolver ações de leitura que possibilite ao usuário da biblioteca um posicionamento crítico perante a vida;

3.1.3 – Disponibilizar a biblioteca escolar para interagir com os diversos espaços pedagógicos;

3.1.4 – Promover leituras com temas diversificados;

3.1.5 – Propiciar atividades reflexivas de ações das personalidades que foram referências de Paz no mundo.


4 METODOLOGIA

O projeto constará das seguintes etapas:

►1ª Etapa – Divulgação do projeto através de cartazes afixados na biblioteca.

►2ª Etapa – Organização de uma gincana literária para os alunos do ensino médio na qual serão envolvidas no processo a sala de aula, sala de informática e a biblioteca. Os alunos farão as inscrições para a gincana através do “Blog” da biblioteca, podendo utilizar a sala de informática da escola, ou outro local. A abertura do evento será feita através da música, do teatro e da poesia que focalize conteúdos direcionados para a construção da Paz no mundo.

►3ª Etapa – No ensino fundamental, serão desenvolvidas atividades de leituras dramatizadas com temas regionais e universais possibilitando aos alunos reflexões e construções de relações fundamentadas na liberdade, na solidariedade e no companheirismo.

►4ª Etapa – Construção da hemeroteca com o tema “O Meio Ambiente Amazônico”, porque a manutenção da vida no Planeta Terra depende da Paz e através do conhecimento das causas históricas e sociais é que provocaremos mudanças para melhorar as desigualdades sociais, os preconceitos, a cultura autoritária, o individualismo, a intolerância e a destruição do meio ambiente. Nesta etapa, a biblioteca trabalhará com o laboratório de ciências e o professor de Biologia.

►5ª Etapa – Refletir sobre diversos tipos de violência, como: contra crianças, animais, os idosos, a mulher, contra pessoas de opção sexual diferente, contra pessoas de raças diferentes, contra a natureza, contra os direitos do cidadão, contra o bem público, contra o bem particular e outros.



5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
No decorrer do ano letivo, Será desenvolvida ação juntamente com os professores.


6. BIBLIOGRAFIA

Brasil, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTEAL. Parâmetros curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade, 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) Lei Nº 9.394, ano 1996.
ÉTICA E CIDADANIA. CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA E NA SOCIEDADE. LUCIA HELENA LODI E ULISSES F. ARAÚJO.

CARTILHA PRÓ-PAZ EDUCAÇÃO. A COMUNIDADE ESCOLAR CONSTRUINDO A CULTURA DE PAZ. GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ.

Nenhum comentário: